quarta-feira, 6 de julho de 2011

Redes Sociais: A melhor forma para comunicação

Palestra realizada no dia 30 de Março com os alunos de Jornalismo da Unip discutiu sobre os modos de uso das redes sociais, além de alertar sobre os perigos na internet.

Por: Leandro Massoni


A palestra apresentada pelo membro do Grupo de Pesquisa em Marketing do MARCO/PUC-SP, consultor em comunicação e blogueiro, Wesley Moreira Pinheiro realizada no campus Norte na Universidade Paulista (Unip) para os alunos do 5º semestre do curso de Jornalismo, abordou sobre o uso constante das pessoas pelas principais redes sociais, que são redes de relacionamento com outras pessoas por meio da internet (Orkut, Facebook, Twitter,Msn, entre outras).

Wesley conta que os sites pornográficos deram muita popularidade para a internet antes do advento das redes sociais, que assumiu o topo de utilitários na rede. O pesquisador disse que quando se trabalha com a criação de um portal precisa pensar em diversos públicos, ações e opiniões. Wesley cita a empresa Coca Cola que havia feito um site para o produto Fanta, direcionando um assunto específico. Além de falar sobre os sites de compra de produtos, como Groupon e Submarino.

A ética também prevalece no uso da web. Segundo Wesley, o congestionamento de pessoas acessando a internet acontece nos horários das 10h00 às 14h00 e das 19h00 às 20h00. O fluxo de pessoas acessando sites influencia no comportamento e no uso da internet para busca de informações. Citando o nome do Google, o principal site para buscas de informações.

Com relação ao uso do e-mail, Wesley alerta para seu uso, principalmente em alguns casos. O “e-mail espião” usado por muitas empresas para a busca por dados de clientes. As correntes sociais, que são mensagens enviadas sobre algum caso que deve ser repassado para outras pessoas lerem e fazerem o mesmo processo, podendo ser aproveitados ou não, dependendo do conteúdo mostrado. Os e-mails marketing servem para a divulgação de um produto ou um serviço na web. Muitas empresas usam por necessidade e ansiedade em atrair novos clientes, sendo que muitos até desistem de ler o conteúdo por conta do número de mensagens enviadas em sua caixa de entrada. O buz marketing (marketing de boca-a-boca) para indicar e compartilhar o que seja confiável.

Os hackers, principais causadores de problemas nas redes de usuários, conseguem extrair informações, mandando e-mails contendo conteúdos falsos, sempre pedindo que o usuário abra um link para visualizar uma imagem ou informação, contaminando toda sua rede com vírus, podendo destruir o HD do computador, perdendo todos seus dados.

Wesley relata que existe um padrão de comportamento que faz com que as pessoas migrem para outras redes sociais com o passar do tempo, como do Orkut para o Twitter ou Facebook. E dessa forma, o Orkut acaba se tornando marginalizado, sofrendo preconceito as pessoas que ainda utilizam a rede de relacionamentos. A exposição pessoal, vinda do fenômeno das mídias sociais, compartilhando informações e notícias para todos e a questão da popularidade acabam se tornando fatos para seu uso por várias pessoas. Um dos casos que comprovam essas informações é do estudante brasileiro que virou um dos líderes na Líbia por mandar notícias sobre o que está acontecendo usando as redes sociais e mobilizando as pessoas para acompanharem os acontecimentos.

O pesquisador ainda discutiu sobre a super valorização dos meios digitais por parte das empresas que precisam se adequar aos novos meios de comunicação para divulgação de um produto ou um serviço. Para a criação de uma página na web, as empresas precisam de planejamento na captação e na administração de recursos, definição do público-alvo, repercussão e resultados, além do conteúdo que atinja todas as necessidades.

No final de sua palestra, Wesley deixou seus contatos para os alunos de jornalismo presentes na sala.

Nenhum comentário: