sexta-feira, 8 de julho de 2011

A China por outro olhar

Palestra com Rodrigo Manzano discute sobre as principais mudanças que o país vem passando em relação a economia e o crescimento de usuários em redes sociais.

Por: Leandro Massoni


A China é um dos países que passa por grandes transformações nestes últimos anos. Pode ser inacreditável que um país que antes não tinha tanta abrangência global, e que hoje, está cada vez mais dando saltos importantes em áreas como a economia e a tecnologia, sobretudo, no uso das redes sociais. Na palestra realizada no dia 06 de Abril deste ano para os alunos de Jornalismo da Unip, Rodrigo Manzano, diretor editorial da Revista Imprensa, relatou sobre as principais mudanças que afetaram no modo de vida dos chineses.

O jornalista discutiu sobre as mudanças nos padrões de comunicação. A questão da mídia se estendeu por todo o país. A TV, o rádio e a internet tendo papéis importantes na concepção de uma nova China, chamada de “Xinhua”. A questão dos territórios como Macau e Tibete influenciou nos processos políticos. A província Tibete temia que os Estados Unidos tomassem seu território e tomassem conta de seu governo. A religiosidade dividida entre budistas, taoristas e católicos também foram pontos citados por Manzano.

As mudanças rápidas na China são resultados em investimentos financeiros, transformando o país em uma potência mundial. Um dilema chinês usado pelo jornalista para sintetizar a idéia do jornalista, “não importa o que seja (no caso, Manzano se referia entre capitalismo e o socialismo), o importante é que o gato pegue o rato”, descreve a busca da população pelo enriquecimento. No jornalismo, novos agentes internacionais na geopolítica do país e o investimento em pessoas para cobrir informações em várias partes do mundo. Um dos casos que o jornalista relatou durante a palestra foi a empresa Google ter batido de frente com o país chinês., por causa da freqüência de pessoas navegando no site de busca, mas voltou atrás, pois não queria perder a média de mais de 20 milhões de usuários.

Além disso, Rodrigo Manzano ainda falou sobre a sua experiência na BBC e do uso do manual, o Editorial Guidelines, considerado um dos melhores manuais de jornalismo no mundo.

Nenhum comentário: