sexta-feira, 22 de julho de 2011

Mercado virtual aumenta seus lucros com games

A produção de jogos tem aumentado ao longo do tempo com novidades em criação, designer e jogabilidade, trazendo grandes resultados para as indústrias digitais da área

Por: Leandro Massoni


A nova geração está cada vez mais ligada as novidades do mercado tecnológico. Um dos grandes responsáveis pela movimentação são os jogos eletrônicos, que desde a década dos anos 1960, vêm trazendo muitos adeptos, os chamados “gamemaníacos“, que estão por dentro de todas as novidades deste mundo virtual.

A produção de games está envolvida nas pesquisas acadêmicas há cerca de 10 anos. Assuntos pesquisados em diversas áreas como cultura, educação, comunicação, cognição, negócios, criação, desenvolvimento, projetos, entre outros, fazem parte da criação desses jogos. O fato é como entender que uma idéia pode se transformar em código, ou seja, como a linguagem natural se transforma em uma linguagem mecânica para se fazer um jogo digital. O Senac de São Paulo desenvolve um curso de pós-graduação em produção de games e programação em 3D, inteligência artificial, simulação de física e jogos em rede, modelagem e animação, game cultura, game design e empreendedorismo voltados para a produção de games.

Um dos casos que movimentaram nesses últimos dias foi o vazamento do novo jogo da série Mortal Kombat, febre da garotada em jogos de luta. Segundo o portal do G1, a Delegacia Especializada em Roubos, Furtos e Defraudações (Derfd), concluiu que o caso aconteceu na filial da Sony em Manaus, apreendendo nove cópias do jogo para o PlayStation 3. O suspeito da operação, o funcionário da empresa Kaleb Kettle, de 26 anos, foi indiciado pela polícia como receptação do jogo e vazamento de informações. Segundo Kaleb, possuía relações com um vendedor ambulante do estado que havia fornecido o jogo falsificado. Sem ter se dado conta que o lançamento do novo Mortal Kombat seria no dia 19 de abril, nos Estados Unidos, Kettle começou a divulgar que possuía jogo, publicando fotos na internet para provar aos amigos que suas afirmações eram verdadeiras.

As redes sociais também possuem uma parcela de participação no desenvolvimento dos jogos. A Vostu, empresa americana criada em 2007 por três estudantes da Universidade de Harvard, Daniel Kafie, Mario Schlosser e Josh Kushner, conquistaram o mundo e seus investidores com a produção de jogos on-line como FarmVille e CityVille. No Brasil, foi investido os aplicativos para o Orkut, que possui mais de 50 milhões de usuários. Jogos como Mini Fazenda, Café Mania, Joga Craque, Vostu Poker, PetMania e Rede do Crime. A Vostu possui escritórios em Nova York, Buenos Aires e São Paulo, com mais de e 260 funcionários, com valor de mercado de aproximadamente 300 milhões de dólares. Segundo a companhia brasileira da empresa americana, Tahiana D'Egmont, carioca de 25 anos, o objetivo é continuar investindo os aplicativos no Orkut, e mais pra frente, expandir para o Facebook.

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