segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Twitcan é a nova sensação do mundo interativo.

Por: Leandro Massoni


Uma febre que alastrou populações e que hoje só se fala nesta inovação da tecnologia, o twitcan, usado por quem possui um twitter, permite que você transmita imagens ao vivo via webcam. Uma pesquisa publicada por uma empresa americana, a Livestream, aponta que cerca de 81% dos brasileiros são usuários desta rede de comunicação no mundo todo.

O twitcan possui uma série diária de exposições de pessoas. Cantando, dançando, se mostrando em frente ao mundo. Celebridades, pessoas famosas, e até políticos(que não perdem tempo quando se tratam das eleições anuais), também se colocam diante de tamanha tecnologia. Além de muitos casos que geraram polêmica com o uso desta rede.

Dois desses casos foram muito discutidos no Brasil. O bate boca entre seis jogadores do Santos com torcedores, em que um dos atletas diz que seu salário não conseguiria pagar nem a ração de seu cachorro. Outro mais recente foi de uma garota que tinha relações de amizades com pessoas famosas no meio social, e que havia pedido para que eles se despirem. O fato caiu na internet e gerou grandes repercussões envolvendo a vida particular dessas personalidades.

O caso de uma mulher que se exibia na twitcan para provocar os homens também abrangeu discussões para os psicanalistas, em questão do comportamento da pessoa ao se insinuar diante de uma câmera para milhares de pessoas, provocando muitas vezes os casos de pedofilia, que são muito freqüentes hoje.

Há uma questão que pode ser levantada: Se a twitcan pode vir a ser uma emissora futura, por grupos, corporações e diversas pessoas usarem e, no entanto, abusarem do transmissor com cenas grotescas, de elevação sexual alta. Os mais jovens podem ser os que mais usam para este lado. Ou fazer desta rede uma exibição de manifestações individuais, querendo passar alguma mensagem.

Nenhum comentário: