terça-feira, 2 de agosto de 2011

A Violência e seus Estímulos

Por: Leandro Massoni


Estudos mostram que mais de 9% dos homicídios em todo o planeta são do Brasil, e os níveis de crescimento da violência estão aumentando gradativamente de 48% por parte dos jovens. Mortes são mais registradas aqui do que em países como a França, entre outros lugares. No Brasil, as causas partem principalmente do estado de São Paulo, onde mais de 2 mil roubos acontecem e em 3% dos casos são presos os assaltantes. Mesmo assim, não há como conter tamanha onda de bandidagem, pois a segurança está precária e muitos crimes são vistos a todos os momentos.

Podemos citar a violência sexual que ocorre principalmente com crianças e jovens, se tratando da pedofilia. São mais de 43,6% já sofreram abusos com familiares.

A violência urbana, em todos os sentidos, ganha espaço com mais de 11% dos casos em todo o mundo, mais de 40 mil casos de mortes por ano, segundo pesquisa feita pela ONU. A Organização Mundial da Saúde(OMS), registra a segunda maior taxa de mortalidade por agressão no mundo, atrás apenas da Colômbia. O esquema de segurança não favorece muito esses resultados em todo o país, pois estão concentrados 55% de forças civis, militares, bombeiros, federal e rodoviária nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia e Rio Grande do Sul.

As causas mais provenientes são os estímulos de pessoas de baixa renda que são envolvidas em esquemas de tráfico, porte de armas e drogas. A falta de concentração de segurança em regiões e áreas que precisam ser fiscalizadas, e o sistema de segurança das prisões que não conseguem manter por muito tempo esses presos, que possivelmente são soltos, dependendo de qual crime acusado ou envolvido, ou simplesmente escapam, sendo algo que dificilmente é possível explicar, mas que são cenas que vemos diariamente. Uma questão de tempo é o que eles precisam. Tempo este que entidades governamentais deveriam observar e achar soluções melhores para o combate á violência. Pois apenas fecharmos os nossos olhos não irá adiantar para que esses problemas tenham um fim, se a ação não partir daqueles que elegemos pelo voto e são nossos representantes.

Nenhum comentário: